Este blogue tem conteúdo adulto. Quem quiser continuar é risco próprio; quem não quiser ler as parvoíces que aqui estão patentes, só tem uma solução.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Forreta

Já devo ter escrito algo sobre o assunto mas deu-me a preguiça de ir à procura. Sim sou forreta e tenho algum orgulho nisso. Mas não sou forreta por não gostar de gastar dinheiro, bem pelo contrário, gosto muito de o gastar. Simplesmente não gosto é de o investir em coisas banais, como roupas de marca e outras porcarias semelhantes ou tecnologias.

Não me interesso minimamente por moda. Não quero saber sequer se as calças combinam com a camisola. Não me posso dar ao luxo de andar sempre a escolher, compro o que me serve e esse é sempre o maior problema. Também não gosto de calçar caro, afinal é para andar pelo chão e o caro hoje em dia já não é sinal de boa qualidade, antes pelo contrário, é apenas design.

Não tenho um telemóvel de última geração, daqueles que só por acaso até servem para fazer chamadas. Não gosto de i-pods, i-pads e outras coisas assim. Um telemóvel serve para falar com os amigos e para poder mandar mensagens, mesmo as mais parvas. Nada de complicações e preços exagerados.

Não compro camarão todos os dias, mas confesso que o gosto de fazer em alturas especiais: algumas festas ou quando me apetece. Não sou de culinária fina mas também não me deixo ficar por pratos usuais. Gosto de inventar, misturar ingredientes, obter novos sabores, aproveitar restos.

Não compro livros todas as semanas, nem todos os meses sequer. Gosto de comprar um livro dois ou três anos depois de ser novidade. Não é só uma questão de preço, gosto de ler sem ser constantemente inundado por comentários vindos de todo o lado. Quando deixa de ser novidade o povo esquece e eu agradeço.

Não tenho os CD's que estão na berra pois farto-me de ouvir sempre as mesmas músicas nas rádios nacionais. Tocadas vezes sem conta, até as minhas preferidas deixam de me interessar. Hoje comprei um CD do Nat King Cole, um dos meus cantores americanos favoritos. Apenas € 1,90. Uma pechincha tendo em conta a qualidade das músicas que contém.

Sou adepto das lojas dos chineses e não tem a ver unicamente com os preços por lá praticados. Bem sei que estão livres de impostos e que quem os fabrica são explorados diariamente. Gosto de ver a diversidade, de ver que um povo faz de tudo para sobreviver, até copiar as ideias dos outros. Não compro o que acho que não tem um mínimo de qualidade, mas compro o que encontro noutras lojas a preços exorbitantes, quantas vezes devido a marcas registadas e que afinal são fabricados exactamente no mesmo sítio que os produtos das lojas chinesas. As etiquetas não enganam.

Não faço férias no estrangeiro e só ultrapassei a fronteira terrestre portuguesa duas vezes na minha vida. Temos tanto que ver por cá, que me recuso a sair sem antes ter a oportunidade de visitar o bom que o nosso país oferece. Não saio mais porque existem locais que não devem ser apreciados a sós. Não faço intenção de me meter dentro de um avião nos próximos tempos. Não é medo de voar, é apenas a certeza de que se Deus quisesse que eu voasse, teria nascido pássaro.

Gosto de receber pessoas em casa e de lhes proporcionar conversa e algo que lhes encha as barrigas, que lubrifique as gargantas. Um doce, um salgado, uma bebida mais ou menos caseira. Gosto de investir nos meus hobbies, caseiros como sempre. Gosto de sair de bicicleta e percorrer estradas, transpôr montes. É talvez o meu hobbie mais dispendioso, mas mesmo sendo forreta não o deixo. Gosto de tantas coisas, tenho tantas ideias que infelizmente não podem ser concretizadas. Com tempo vai.

Dizem que sou forreta. Sou forreta e bom rapaz. Só não sou forreta com as letras, pois essas, por mais que eu tente, não me deixam em paz, não permitem que eu as poupe. Sou assim e desafio quem me queira mudar.


5 comentários:

João Roque disse...

Temos muitas coisas em comum. As excepções são os livros e as viagens...

Francisco disse...

Cada um é como cada qual :)

Ribatejano disse...

João Roque

É claro que não consigo ser tão inteligente como tu. Mas vou esforçar-me um pouco mais.

Ribatejano disse...

Francisco

A tua frase é típica daqueles que não querem dizer "és um cromo". Obrigado na mesma.

lol

Ribatejano disse...

Não respondo a comentários anónimos.