Este blogue tem conteúdo adulto. Quem quiser continuar é risco próprio; quem não quiser ler as parvoíces que aqui estão patentes, só tem uma solução.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Memórias musicais

Já devo ter escrito no blogue que em assuntos musicais sou completamente eclético. Não olho a estilos de música, salvo uma ou duas excepções, pois desde que me entre no ouvido e custe ou nunca mais saia, já é o que interessa. Desde música clássica, rock, pop, por vezes jazz, folclore nacional e internacional, sertanejo, samba, ectecectera.

A moda das rádios temáticas em Portugal leva-me a escolher meia dúzia de postos que se revelam de muito interesse musical. É o caso da M80 (músicas dos anos 70, 80 e 90), STAR FM (música da mesma época e concorrente da anterior), Rádio Cister (rádio regional de Alcobaça) e Rádio SIM (pertencente ao grupo Renascença).

Penso que foi na semana passada que ao viajar de carro fiz uma busca pelas rádios disponíveis e deparei-me com uma das mais belas músicas que conheço, transmitida pela rádio SIM e que me traz muitas recordações do final dos anos 80 e anos 90. Refiro-me ao fado "Olha a mala" tão bem entoada pela fadista Celeste Rodrigues, de quem eu acho que é dona de tão melodiosa voz. Não teve o sucesso da sua irmã Amália, mas apesar de ter beneficiado dos laços fraternais (a meu ver, claro) não lhe fica muito atrás.

"Olha a mala" era o tema que acompanhava um dos mais antigos concursos de rádio, o "Jogo da mala", da Rádio Renascença. O país quase parava no naquele posto radiofónico. Cada ouvinte vivia com a esperança de ser o feliz contemplado de uma milagrosa chamada, bastando para ganhar dizer a quantia certa e a frase, normalmente publicitária.

Deixo aqui um registo da música em questão. Infelizmente não encontrei no youtube a versão original da Celeste Rodrigues, mas sim esta gravação de um programa televisivo recente (4 anos ainda é recente cá para o je).

Espero ter avivado algumas memórias, pelo menos daqueles que são meus contemporâneos, referindo-me à época em questão.


E já agora deixo esta pérola recente. Um fado a duas vozes femininas.





4 comentários:

João Roque disse...

E eis mais uma excepção...
Só para te dizer que o teu blog melhora a olhos vistos, e eu não sou suspeito porque tantas vezes te fui "às orelhas"...

Ribatejano disse...

"Nossa, nossa... assim você me mata..." - Michel Teló

loooool

miguel disse...

"não é minha, não é tua, é do nosso hidrovião". Lindo :)

gosto muito da Fábia Rebordão, e este fado é muito bonito. aqui há tempo ouvi-a a cantar ao vivo e fiquei impressionado. a sua interpretação do fado naufrágio é arrepiante.

Ribatejano disse...

miguel

Este blogue tem essa função adicional, trazer boas memórias a quem por cá passa.