Este blogue tem conteúdo adulto. Quem quiser continuar é risco próprio; quem não quiser ler as parvoíces que aqui estão patentes, só tem uma solução.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Alguém...

... quer me oferecer uma bebida?

---  --- --- --- --- ---

Recordo tempos antigos. Não sou nostálgico com o que já vivi, apenas com aquilo que já não viverei.

Estava a jantar e lembrei-me dos tempos de criança. Recordei a paciência que uma tia minha tinha com as galinhas quando estavam no choco. Exacto, ainda sou do tempo em que os pintos nasciam a partir de ovos chocados pelas galinhas. À moda antiga.


Para as galinhas não levantarem o choco (abandonarem o ninho) eram colocadas dentro de um cesto e cobertas com uma joeira. Só de lá saiam quando os pintos nasciam ou para serem alimentadas. A minha tia pegava na galinha e metia-lhe milho pelo bico e de quando em vez água. Era estranho mas uma medida necessária (as galinhas nem sempre são de confiar).


10 comentários:

Sérgio disse...

Também sou desse tempo. E que saudades tenho da minha infância, do tempo em que ia à capoeira buscar ver se havia ovos, trepava às figueiras, via coelhinhos recém nascidos nas coelheiras de barro...
Abc

Francisco disse...

Não seja por isso, eu posso te oferecer um café :)

João Roque disse...

Para mim, nunca são de confiar...

Ribatejano disse...

sad eyes

Tou a imaginar-te a subires às figueiras. lol

Ribatejano disse...

Pena não ter visto a tua mensagem mais cedo Francisco. :)

Ribatejano disse...

João

"Essas" galinhas não são mesmo de confiar. lol

Jaime disse...

Eu sou da aldeia e apesar disso nunca tive muitos animais mas passava montes de tempo na quinta de um amigo que tinha dezenas de galinhas e uma das nossas brincadeiras era ir espreitar nos "bidons" onde elas estavam a chocar na esperança que não nos saltassem para cima! LOL A brincadeira só tinha piada porque normalmente elas saltavam-nos para cima e era a adrenalina total!

Ribatejano disse...

Jaime

Era essa a maravilha de se viver no campo (hoje é diferente). Pelo menos já sabemos que os frangos não nascem nos hipermercados. lol

um coelho disse...

Ainda apanhei algumas palmadas por ir espantar as galinhas que estavam no choco. Mas, regra geral, eram as galinholas que chocavam os ovos das galinhas, nunca percebi bem porquê.

Ribatejano disse...

coelhos

Aqui na zonas as galinhas pequenas são as coquichas. Normalmente eras essas que estavam mais viradas para chocar.