Este blogue tem conteúdo adulto. Quem quiser continuar é risco próprio; quem não quiser ler as parvoíces que aqui estão patentes, só tem uma solução.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Preconceitos

Nos primeiro anos da minha vida desenvolvi alguns preconceitos. Com a minha saída de casa para estudar fora, algumas das barreiras que criei foram sendo derrubadas. O meio académico é propício à discussão e foi nessa altura que fundei muitos dos alicerces do que sou hoje.


A internet, que deu os primeiros passos ainda na altura em que eu estava no ensino superior, foi sem sombra de dúvidas uma das fontes mais importantes de informação que me ajudaram. É a sociedade da informação, condensada num único espaço, sem ter a necessidade de sair de casa.


Ainda tenho alguns preconceitos. Os mais porém polémicos já caíram por terra. Outros cairão com o tempo, acho eu. Quando se é alvo de preconceitos muitas coisas mudam. Percebemos que os telhados de vidro aparecem quando menos se espera e que por isso, não vale a pena andar continuamente a atirar pedras às telhas frágeis dos vizinhos. Fi-lo por algum tempo mas como já referi, ultrapassei muitos deles.


Acho que é a prova que cresci. Que tendo informação posso avaliar melhor os assuntos e desenvolver novas aptidões. Posso assim contrariar os preconceitos que me rodeiam quase todos os dias na rua ou no trabalho. E muitos, sem o perceberem, atiram continuamente pedras ao meu telhado. "Coitados não sabem...", dirão alguns. São uns tristes apenas, digo eu.





6 comentários:

Francisco disse...

Pois,

Não cuspir para o ar, que a nódoa cai no melhor pano...

E, saem mais dois ditos das nossas avós :)

Abraço

Ribatejano disse...

Francisco

Sou muito ortodoxo em alguns assuntos, os ditos populares é apenas um deles.

Bigado e retríbuo

Mark disse...

Nós estamos todos em constante aprendizagem. Até podemos parar de crescer fisicamente, mas o intelecto vai se desenvolvendo à medida em que ganhamos mais experiência. Foi o que aconteceu contigo. O sair de casa, a internet, a entrada no ensino superior, etc, foram etapas essenciais para a construção da pessoa que és hoje... e o processo continua. :)


abracito.

Ribatejano disse...

mark

É isso mesmo. Vivendo e aprendendo.

Hoje estamos numa de ditados. loooooool

João Roque disse...

Muito boa a tua análise e eu sou testemunha da tua positiva evolução.

Ribatejano disse...

João Roque

Ainda há muito a mudar.