Este blogue tem conteúdo adulto. Quem quiser continuar é risco próprio; quem não quiser ler as parvoíces que aqui estão patentes, só tem uma solução.

terça-feira, 9 de abril de 2013

1984

No programa da manhã da rádio M80, os apresentadores recordavam o primeiro dia de aulas e convidavam os ouvintes a partilharem as suas memórias. Recordei assim o meu primeiro dia de aulas. Recordo-me como se tivesse sido apenas ontem.

Decorria o ano de 1984. Penso que naquela altura as aulas começavam sempre após o início de Outubro. As vindimas ainda decorriam e a minha mãe estava ausente por causa do trabalho. Quem me levou à escola foi a minha avó materna.


A escola nova estava a ser construída e as aulas decorriam num outro espaço. Só no início de 1985 estreei a escola nova. Um edifício moderno, na altura, com duas salas. Creio hoje que seriam ainda resquícios do tempo "da outra senhora" porque as duas salas não tinham comunicação entre elas. Hoje já não é assim, felizmente.

Em 1984 ainda se usava mala ou pasta, pois as mochilas só eram utilizadas a partir do 5º ano. A minha era azul e acho que foi oferecida pelo meu padrinho.



Ainda recordo as velhas carteiras de madeira maciça com os bancos em peça única. A velha prateleira por baixo para arrumar a pasta. A inclinação do tampo. As ranhuras no topo para colocar as canetas e o furo redondo para o recipiente da tinta permanente. Muitos já haviam usado aquele mobiliário e eu seria o último.

No primeiro dia, após a apresentação, a primeira classe entretinha-se a pintar pequenos desenhos, impressos nos cadernos pelos velhos carimbos que a escola tinha. Foi o primeiro dia de um percurso de 17 anos de escola. E ainda o relembro.

6 comentários:

Algbiboy disse...

só entrei para a escola em 1986, mas recordações surgem como flashes na minha memória...
Abraço grande
Miguel

João Roque disse...

Belíssima recordação.
Fizeste-me voltar a mim também a esses tempos que não esquecem jamais.

Francisco disse...

Não faço a mínima ideia :)

Abraço

Ribatejano disse...

Enquanto pudermos recordar é bom sinal, caro Miguel.

Ribatejano disse...

Já lá vão uns anitos, não é João?

Ribatejano disse...

Tu és um esquecido Francisco. O primeiro dia de escola nunca se esquece.