Este blogue tem conteúdo adulto. Quem quiser continuar é risco próprio; quem não quiser ler as parvoíces que aqui estão patentes, só tem uma solução.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pergunta

Que fariam se soubessem o dia em que a morte bateria à porta?

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Última mensagem

Às vezes é preciso ter a coragem para escrever a última mensagem.


Custa... mas é para o bem de todos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

S. Valentim

São Valentim (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.



O imperador Cláudio II, durante seu governo , proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

Entretanto, desde 1969 sua data já não é celebrada oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações históricas que levam em questão até mesmo a sua existência.

fonte wikipedia.org

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Atum

Vou dedicar esta publicação a quem continuamente tenta esquecer as suas raízes. A quem esquece de como o mundo de formou.

Hoje, apesar do governo tentar fazer-nos esquecer, é o primeiro dia de quaresma. Daqui até à Páscoa vão 40 dias. E é por ser quaresma que vou cumprir a tradição de não comer carne.

Decidi assim experimentar uma receita que encontrei ali na minha cozinha: pudim de atum.

Até comprei uma nova forma. lol


PS: Um comentário à última novidade da igreja católica ficará para outra altura, quando os ânimos estiverem mais calmos.



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novidade

Finalmente... contratei um personal-trainer.






Que esperavam?!

É claro que a foto não é do meu personal-trainer, o meu é muito mais bonito!!! O primeiro treino foi esta tarde... suor e sangue (sangrei do nariz - lol).


Desafio

Para que não digam que não desafio os meus seguidores e visitantes desprevenidos, aqui vfai o primeiro deste ano:

 - escrevam numa frase o que significa "ciúmes" (estilo "para mim ciúmes é...")

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Momentos do antigamente

Vinte anos passaram desde que percebi que as palavras se juntavam, dentro da minha moleirinha, na tentativa de formarem frases interessantes. As pequenas frases foram depois juntas para criarem poemas. Pensava eu que era um poeta popular, mas a minha memória trama-me um pouco e decorar certos textos não é comigo.

Por causa de um poema que escrevi num comentário de um blogue concorrente (hahaha) lembrei-me que no meu "castelo" existe um velho dossier, com uma série de poemas que escrevi, quando era menos espigadote. Muito escrevi nos meus tempos de estudante, talvez na esperança de conquistar algum coração desprevenido. Acham que resultou?

Corria o ano 1999 (século passado) quando peguei numa famosa e bela quadra de um dos maiores poetas populares de todos os tempos, António Aleixo e com a minha ignorância lá o coloquei como mote, às glosas que a seguir saíram da minha criatividade.

Mote

Qual é a mulher mais bela,
De formas esculturais?
A mais bela é sempre aquela
De quem nós gostamos mais.

(António Aleixo)

Glosas

Penso na beleza
Que o mundo tem
E penso também
Na fiel riqueza
Que a mulher tem, com certeza.
São todas desiguais
Pinto-as a todas numa tela.
Mas qual é a mulher mais bela,
De formas esculturais?

Isto dá que pensar
Pois há mulheres pretas e branquelas
De todas as cores, amarelas
Da cor do tio e do mar.
Olhando do ar
Procuro sinais
Dessas mulheres quase iguais
À mulher para mim mais bela.
Pois a mais bela é sempre aquela
De quem nós gostamos mais.


Não me preocupei muito com a métrica na altura, mas não me esqueci da rima. Escrever décimas (10 versos) não é "pêra doce". Talvez um dia eu aprofunde mais o tema.